quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cuidados: o cabelo!!! - parte II

Meninas,

Peço desculpas por não ter postado ontem.

Segue a parte II das dicas da Karina Bastos.

Para quem não viu, a parte I está aqui!!!

Série cuidados com os cabelos – Parte II

PÓS LAVAGEM

Agora que você já aprendeu bem como se lava a cabeleira vamos falar um pouco dos produtos que usamos pós lavagem.
No modo como ensinei a lavar os cabelos eles já saem desembaraçados do banho (pois você desembaraçou com o condicionador lembra?). Isso evita que os cabelos quebrem quando você escova o cabelo molhado.
Recomendo o uso de produto pós-lavagem sem enxague sempre. Esses produtos, assim como shampoo e condicionador existem para diferentes necessidades do cabelo: para cabelos lisos, para cacheados, com filtro solar, para controlar o frizz (efeito arrepiado), para proteger as pontas do cabelo (reparadores de ponta), para dos danos físicos (sol/vento), para proteger do calor do secador, etc.

LEAVE IN

Alguns produtos pós-lavagem são conhecidos como leave in (o verbo leave do inglês significa deixar). Leave in é um produto sem enxague, que pode permanecer no fio do cabelo, e não só pode como foi formulado para esse fim, são conhecidos também como creme de pentear. Algumas pessoas tem costume de deixar um pouco de condicionador no cabelo, na tentativa de baixar o volume ou hidratar, mas isso é um erro, pois o condicionador tem sua fórmula com ingredientes que para desembaraçar os fios, mas quando são deixados no cabelo podem deixar os fios ainda mais ressecados e arrepiados. Então não vai deixar condicionador ou máscara nos cabelos (respeite o tempo de pausa indicado no rótulo) vamos usar o leave in. A quantidade a ser aplicada varia conforme a quantidade de cabelo. Você vai testando até encontrar a medida certa. Espalha o produto primeiro nas mãos e depois envolve os cabelos, penteia para que todos os fios sejam contemplados =).

Repita comigo: não deixarei excesso de condicionador nos cabelos.

Quem tem cabelos finos e sem volume pode optar pelos fluidos de volume ou pelos mousses. Para cabelos finos e quebradiços é indicado o uso de produtos repositores de queratina. O fio do cabelo é composto em grande parte por queratina, então se seu cabelo é fino, ou perdeu massa capilar em químicas e está quebradiço é provável que você precise utilizar produtos a base que queratina e aminoácidos que reponham massa capilar e encorpem os fios. Já se o seu cabelo tem o fio mais grosso não é indicado o uso de queratina e de produtos repositores de massa capilar, pois ele pode ficar endurecido. É por isso que o tratamento de cauterização precisa ser indicado por um profissional. Muitas vezes a cliente pede para fazer cauterização, mas o que ela precisa mesmo é nutrir os cabelos.
Quem tem cabelos cacheados pode escolher um produto que se adapte à sua necessidade (controlar frizz, conter de volume). Para pontas duplas – além do inevitável corte de pontas – existem séruns e loções reparadoras de pontas.

DICA SOBRE O USO CORRETO DO MOUSSE

Para usar mousse você agita a embalagem e vira de ponta cabeça na palma da sua mão, só então aperta o botão. Somente assim o produto vai sair na sua forma correta: de mousse (er). Para quem tem bastante cabelo recomendo dividir em mechas e passar aos poucos. Mousse se usa em pouca quantidade, é muito fácil errar a mãe e pesar no resultado.

PRA RESUMIR TUDO

1 – identifique o seu tipo de cabelo
2 – identifique o que você precisa de um produto pós-lavagem
3 – dá um Google pra procurar o produto. Você pode encontrar alguém que usou e escreveu sobre o produto na internet. Nos sites das marcas também você encontra a descrição de cada produto. Exemplos de sites de marcas com informação sobre os produtos: L´Oréal, Schwarzkopf, Sebastian.

Recomendo fortemente que você consulte o seu estilista de cabelos, ou seja, seu cabeleireiro de confiança (BEIJO PARA MINHAS CLIENTES) para ter a indicação de um bom produto. Não tenha vergonha de perguntar! Os profissionais podem te indicar e até vender os produtos adequados ao seu cabelo. Mas mesmo com o conhecimento profissional eu sempre digo que vai ser preciso você usar e ver “se o seu cabelo gosta” mesmo daquele produto, e isso você só vai saber experimentando.

USO DO SECADOR

Por fim, se você for secar o cabelo com o secador, utilizar prancha e modelador é OBRIGATÓRIO o uso de um produto chamado protetor térmico. Não faz mal utilizar o secador com frequência se você utilizar produtos que protejam os fios e fizer tratamentos regulares no salão ou em casa. O mesmo vale para o uso de prancha e babyliss.
Há apenas uma ressalva sobre fazer escova com muita frequência tracionando as mechas de cabelo, pois isso tenciona a raiz dos fios e pode acelerar o processo de queda daqueles fios que ainda não estavam no ponto de cair. Mas esse alerta é mais para quem tem problemas com queda de cabelo e apresenta um couro cabeludo mais frágil. Na dúvida converse com o cabeleireiro e consulte um dermatologista.
Dica sobre o uso secador: para dar um efeito mais liso utilizar o vento do secador de cima para baixo e para dar mais volume utilizar o vento mais lateralmente ou secar os cabelos com a cabeça para baixo.


Gente claro que nesse texto não pretendi fazer um tratado definitivo sobre o assunto. Longe disso. Apenas pincelei umas dicas que enquanto profissional acho que podem ser úteis. Dúvidas? Posta aí nos comentários =)
No próximo vou falar um pouco sobre os tratamentos de cabelo feitos no salão, particularmente os que estamos utilizando no Salão de Beleza Carmen.

Gostaram???

Amanhã, teremos mais dicas sobre cabelos!!!

Beijossssss

Nenhum comentário: