quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cuidados: o cabelo!!! - parte I

Meninas (e não apenas noivinhas!),

hoje me dei conta de que falta menos de 6 meses para o casório. Pode parecer bastante, mas há certos itens dos preparativos que se não vistos com a antecedência adequada não produzem o resultado que esperamos.

Dentre eles estão a dieta, o cabelo e a pele.

Toda noiva quer ter um cabelo perfeito, um corpo perfeito e uma pele de bebê no grande dia. Mas fato é que se a largada para os cuidados não for dada no prazo certo, corre-se o risco de chegar mais próximo a data com um cabelo indesejável, com uma pele que nem maquiagem dará jeito e com um corpo que nos deixará desconfortável ao ver as fotos.

Por isso, selecionei algumas dicas para facilitar a vida das noivinhas e da mullherada em geral. Afinal, quem não quer estar sempre bonita???

Farei então uma série de posts semanais, às terças e quintas, com as dicas selecionadas...

Começaremos com o cabelo, com dicas que a Karina Bastos postou em seu blog. A Karina é  filha de cabeleireira e especializou-se em maquiagem. Com o tempo, ela conseguiu aprimorar seu talento e passou a trabalhar também com os cabelos e micropigmentação. Atualmente, Karina Bastos trabalha com noivas em Curitiba.

Então, vamos lá:

Toda noiva quer estar linda no dia do casamento não é? Para que isso aconteça não basta apenas uma boa maquiagem e um bom penteado no dia do casamento. Durante os preparativos a noiva deve-se lembrar de cuidar da pele e dos cabelos para que eles estejam o mais saudáveis possível.
As dicas de hoje, são para os cuidados com o cabelo que servem não só para as noivas mas como para qualquer mulher cuidar dos cabelos no dia a dia. As dicas são da Karina Bastos, especialista em cabelo e maquiagem para noivas. Karina Bastos ensina como se deve lavar os cabelos para mantê-los bonitos e saudáveis.

Confiram as dicas:

PARTE I – LAVANDO AS MADEIXAS

Então vamos começar no básico do básico: lavar os cabelos. Muitas de vocês já sabem lavar os cabelos, muitas pensam que sabem e outras nunca nem pensaram nisso, aprenderam como a mãe ensinou e seguem isso. Talvez você já lave de um jeito que para seu cabelo dá certo, então não tem com o que se preocupar, mas uma dica ou outra pode ser importante, não é mesmo?



FREQUÊNCIA:

A frequência correta de se lavar os cabelos é você mesma quem observa e decide =). Por exemplo, se os cabelos têm muita oleosidade você terá que lavar com maior frequência (até porque é uó andar por aí com o cabelo ensebado). Se seus cabelos são secos pode espaçar mais as lavadas porque não aparece muito que está sujinho, mas fique atenta ao odor (ui), e também a hidratação dos fios, quem tem cabelo seco precisa hidratar mais e isso se dá principalmente pelo condicionador/máscara que você vai usar.
Pode lavar todos os dias? Pode! Lavar todos os dias não faz mal para os bulbos capilares, também não faz cair mais cabelo, pois os que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma pois já estavam em fase de queda. Outra bobagem é dizer que o couro cabeludo precisa de 24horas para ficar seco, NOT! Secou tá seco, ponto final.
Lavar a noite e dormir com os cabelos molhados não traz problemas diretamente para o cabelo, mas veja bem, bonito é que ele não fica no outro dia, além disso, acaba molhando um pouquinho o travesseiro e criando um ambiente propício para os fungos e para quem tem renite, bronquite, etc, é péssimo. Pra quem tem caspa também é proibido!

TIPOS DE PRODUTOS PARA LAVAR OS CABELOS:

Veja bem, darei umas dicas, mas você é quem vai descobrir qual o shampoo e condicionador certo para você…
As marcas normalmente oferecem uma variedade boa de produtos específicos: para cabelos normais, oleosos, secos, quimicamente tratados, coloridos, descoloridos ou com mechas, e por aí vai…
Recomendo você usar conforme as características do seu cabelo e as químicas que costuma fazer nele. Principalmente para cabelos coloridos, com mechas ou algum tipo de alisamento é muito importante usar o shampoo e condicionador específicos! O uso do produto correto não só trata os cabelos como auxilia na manutenção da química que você fez para que dure mais! Experimente e você vai ver que faz toda a diferença. Agora, se você usar e achar que não faz diferença, que o cabelo não melhorou, seria bom trocar de marca até encontrar algum que se adapte ao seu cabelo. E por experiência própria talvez você precise investir mais mesmo, comprar um produto mais caro, que ofereça uma fórmula mais completa e com ingredientes que façam diferença para seu cabelo ficar bom.

LAVANDO



Então vamos a um passo a passo de lavar. Parece bobo, mas pode ser útil:
* Primeiro você deve molhar bem os cabelos.
* Coloque uma quantidade de shampoo nas mãos e espalhe primeiro nas mãos, até começar a fazer uma espuma e só então coloque na cabeça, primeiro no couro cabeludo, vá esfregando por todo o couro cabeludo e o produto vai automaticamente escorrendo para as pontas. Se o cabelo estiver bem sujo ou com excesso de produtos (spray, mousse) você pode repetir o shampoo e enxaguar de três ou quatro vezes até o cabelo começar a cantar. Cantar? Isso mesmo, cabelo limpo canta! Sabe quando você passa a mão no cabelo molhado no sentido do comprimento e ele faz um barulhinho agudo? Isso é cabelo cantando =). Salvo se você usar um shampoo bem emoliente, mais “hidratante” seu cabelo limpo lavado com o shampoo vai cantar, acredita em mim…
Se você tem costume de usar finalizadores no cabelo – spray, mousse, pomada, defrizante, óleo, texturizador – de vez em quando é bom usar um shampoo anti-resíduos para retirar bem o excesso desses produtos.
*Após lavar com shampoo enxágüe bem para retirar TOTALMENTE o produto dos cabelos.
*O próximo passo é o condicionador. Pra usar o condicionador o cabelo não precisa estar totalmente encharcado, é recomendável inclusive retirar o excesso de água. Coloque uma quantidade de produto nas mãos, conforme a quantidade e o comprimento dos seus cabelos, espalhe primeiro nas mãos e aplique no comprimento dos fios, evitando o couro cabeludo.
Esse é o momento para desembaraçar seus cabelos. O condicionador serve para alinhar as cutículas dos fios que ficaram “abertas” após o uso do shampoo. É importante desembaraçar os cabelos nesse momento, utilizando um pente ou uma escova de plástico redonda para massagem capilar. Uso isso desde que me entendo por gente. Aprendi com minha mamys e usamos no salão também. É ótimo para desembaraçar. E tenho notado diferença no cabelo de quem usa e de quem não usa, por isso recomendo. Você encontra fácil em lojas de cosméticos e é baratinho.



*Por fim enxágüe bem para retirar todo o condicionador. Esse produto não foi feito para permanecer no cabelo, por isso se você deixar um pouco, além do cabelo ficar com aspecto pesado pode ressecar os fios.
*Para secar com a toalha não esfregue os fios, pois isso abre as cutículas que o condicionador fechou. Vá pressionando a tolha em volta dos cabelos para retirar o excesso de água.
Para produtos pós lavagem vou deixar pro próximo, que esse já ficou bem longo.
Sobre a diferença de máscara e condicionador recomendo a leitura: http://cristianaarcangeli.com.br/cabelo/mascara-para-cabelo-pode-substituir-o-condicionador/
Sobre os condicionadores:
http://www.naturacabelos.com/2008/11/27/como-funcionam-os-condicionadores/

 Aguardem a parte II, 3ª feira que vem, neste mesmo batblog!!!

Beijinhosssss

2 comentários:

beatriz disse...

Amei as dicas, por mais que saibamos, é semprebom ler e relembrar. mto bom mesmo. parabéns

Mirna disse...

Às vezes, você tem que ter cuidado com os cremes para combater cabelos oleosos. Eu comprei um que me deixou os cabelos secos. Então eu tive que comprar um para corrigir isso.