terça-feira, 24 de abril de 2012

A difícil tarefa de escolher os padrinhos!




Hoje eu vi no facebook alguém falando sobre as funções das madrinhas de casamento. Então, fiquei pensando muito sobre o que eu esperava das minhas e sobre o que eu gostaria de ser para as minhas afilhadas de casamento.

Às vezes nos deparamos com situações e com preparativos dos quais é impossível participar, mas acredito que em casamentos menores, no qual menos padrinhos são convidados, é possível sim paticipá-los dos preparativos e fazer com que eles se sintam incluídos. Afinal, comparecer à cerimônia e à festa, todos os convidados irão e presume-se que todos desejam o melhor aos noivos...

A função dos padrinhos é diferente. E vai muito além do dia do casamento.

Quanto às minhas escolhas, as fiz sabendo que estariam dispostos a colaborar comigo com o que precisasse. Sabendo que desejam o melhor para o casal e que a amizade e o carinho vai além do Thiago ou da Gabriela: pertence aos dois. São amigos que prezam pela nossa felicidade não apenas individualmente, mas pela felicidade da família que irá se formar. São pessoas que participam ativamente, ainda que exista distância física, de nossas vidas.

Acredito que essa escolha é uma da missões mais difíceis, pois infelizmente algumas pessoas que jamais gostaríamos que ficassem de fora acabam ficando. Com elas cheguei a conversar e a "abrir meu coração" um poquinho, mostrando que não é porque não estão lá no altar que não são importantes para nós. Disse o que realmente sinto: que embora não sejam madrinhas "oficiais" que são madrinhas de coração e que gostaria que estivessem o mais na frente possível na cerimônia e que se considerassem madrinhas de verdade, participando dos preparativos.

Contudo, tamanha declaração de amor aos padrinhos não segue sem ônus... Ser padrinho/madrinha é também ter algumas responsabilidades:

é se dispor a ajudar nos preparativos;
é se dispor a organizar o chá de panela / lingerie / chá-bar;
é ajudar a organizar a despedida de solteira(o);
é ser mais do que sincera(o) com os noivos sobre roupas, maquiagens e demais escolhas;
é acompanhar a noiva nas provas do vestido;
é fazer o dia da noiva junto com ela (se o espaço permitir... rs);
é escrever um pequeno discurso ou preparar uma surpresa para os noivos na recepção (ai meu Deus);
é ajudar a noiva ir ao banheiro durante a recepção;
é se encarregar de dançar até o final e de tentar manter a festa animada.

Além destas "tarefas", seguem outras que encontrei em alguns sites:
- comparecer ao evento (meio óbvio rs);
- fazer uma entrada triunfal (pelo amor de Deus, sem dancinhas rs);
- prestar atenção na cerimônia sem bocejar (e sem dar escapadinhas com desculpas esfarrapadas);
- se responsabilizar da brincadeira da gravata (para dar uma incrementada na Lua de Mel).

Por fim, brincadeiras a parte, há que se ter em mente que as funções não terminam no dia, mas que apenas começaram no momento do convite para ser madrinha/padrinho.

Acredito que a função principal para o momento posterior ao evento é continuar sendo presente na vida do casal e que façam o possível para que eles sejam felizes!!!

É isso novinhas e padrinhos... Espero que gostem!!!

Beijossss

OBS: Eu AMO os meus futuros padrinhos (tanto os oficiais quanto os de coração)!!!






Nenhum comentário: