sexta-feira, 13 de abril de 2012

Utilidade pública: A roupa do noivo

Noivinhas, desculpa pela ausência mas, por motivos particulares, o blog ficou sem atualização por um tempinho...

Hoje, venho aqui falar de um tema que pode ser super delicado: a roupa do noivo.

Quem tem aquele noivo cheio de opiniões, sabe do que estou falando... rs... E, para aquelas desesperançosas, saibam que com um pouquinho de jogo de cintura é possível sim se acertar com o seu futuro marido e escolher um traje apropriado para o dia mais especial da vida de vocês...

De acordo com Gloria Kalil, no livro Chic[érrimo], “o casamento simboliza o compromisso do homem com o mundo adulto, portanto, não é hora de se vestir de bobo nem de virar um acessório colorido".  "Afinal de contas, qualquer equívoco "será perpetuado por gerações no álbum de fotografia."

Para acertar, a mestre em etiqueta ensina que, embora os brasileiros adorem o meio-fraque (que, por sinal, só existe aqui no Brasil), a opção mais segura é o terno clássico que pode ser usado com colete. Para tarde e noite, ensina que os tons neutros são a melhor opção: marinho, cinza escuro ou chumbo. Já para os casamentos de dia, bege e cinza claro. Sempre combinados com camisa branca. Já os ternos em tons pastéis ou branco bem como o fraque e o smoking não são recomendados.

A personalidade ao visual consegue-se através do uso de lenços antigos de seda e discretos, quase da cor do terno, ou um cravinho na lapela, de cor diferente dos usados pelos padrinhos.

Para os pés, sugere o uso de sapatos sociais pretos. Só! Devendo o noivo esquecer os marrons, tênis, modelos esportivos e botas. 


O site Vestida de Noiva dá dicas de roupas para serem utilizadas nos diferentes horários de modo a dar um pouco mais de liberdade aos noivos:

Para o casamento na praia super informal, descontraído, pé na areia, tipo luau, em que a noiva usará vestido mais fluido, sem brilhos, os noivos podem usar calça de linho off-white e bata ou camisa branca. Super informal!.



Para aqueles ainda na praia, mas um pouco menos informal, durante o dia, o traje mais indicado é o de cor clara, com paletó de algodão ou linho de seda, podendo ser usado sem a gravata.



Para os casamentos diurnos, o mais indicado é o terno cinza claro ou médio. Podendo ficar mais elegante se usado com o colete. A camisa deve ser mais clara que o paletó e a gravata ideal, para os clássicos, é a lisa prata, podendo o noivo ousar com gravata estampada ou colorida, mas sempre combinando com as cores do casamento.



Já os que ocorrem no final da tarde, com a festa entrando noite a dentro, o terno grafite bem cortado e sob medida não tem erro. Pode ser usado, ainda, terno azul marinho ou preto.




O Vestida de Noiva  termina sua matéria com dica sobre como o noivo deve usar o paletó: abotoado ou não.
Correto: Sempre abotoado, mas com o último botão sempre aberto, não importando se o paletó é de dois ou três botões. Quando o noivo se sentar, pode abrir todos os botões. Ficou de pé de novo, abotoa novamente deixando o último (mais baixo) aberto. Com isso, mantém-se a elegância!!!

Contudo, para os noivos mais moderninhos que gostam de algo diferente, seguem algumas inspirações, devendo sempre prevalecer o bom senso:

Noivo e padrinhos com gravata combinando com o vestido da madrinha.
Gravata amarela
Noivo com gravata combinando com o sapato da noiva e com as cores do casamento.
Noivo com gravata borboleta e suspensorio.

Meias combinando.
Agora, para aqueles super estilosos e que querem muito ousar:

 

Fotografia: Tulio Thomé




Com tantas opções, o jeito mesmo é seguir o bom senso e ser feliz!!!!

Nenhum comentário: